Texto Trabalhado com os alunos da EMEF Guilherme Hildebrand
Os restos ou resíduos líquidos que saem pelos canos formam o esgoto. Já os resíduos sólidos considerados inúteis ou indesejáveis formam o lixo.
Sobras de comida, papéis usados, garrafas, latas, materiais plásticos... Nosso planeta produz todo ano trinta bilhões de toneladas de lixo! O Brasil produz cerca de 88 milhões de toneladas de lixo por ano – cerca de 440 quilogramas por habitante. Já pensou como será a vida no futuro se não dermos um tratamento adequado a esses resíduos?
Tudo o que produzimos tem em sua composição algum material que foi extraído da natureza: do solo, do subsolo, dos oceanos e rios, dos seres vivos. Esses recursos que obtemos da natureza são chamados recursos naturais.
O DESTINO DO LIXO
Boa parte do mundo vive hoje na chamada sociedade de consumo, em que quase tudo dura pouco e é descartável. Quanta coisa compramos só porque o que tínhamos saiu de moda ou já não é a “última palavra” em tecnologia?
A produção de tantas variedades de aparelhos, alimentos, embalagens, automóveis, etc. é feita à custa do desgaste dos recursos naturais. Além disso, alguns produtos industriais, como o plástico, o alumínio e o vidro se decompõem muito lentamente.
As prefeituras são responsáveis pela limpeza pública, o que inclui fazer a coleta e o transporte do lixo e dar-lhe uma destinação.
Você conhece as várias formas de dar destino ao lixo?
SÃO ELAS:
- Incineração;
- Compostagem;
- Lixão;
- Aterro sanitário.
Quais são os riscos que os lixões trazem à nossa saúde?
A matéria orgânica em decomposição nos lixões atrai insetos, ratos e outros animais que transmitem doenças; produz um caldo negro, o chorume, que contém produtos tóxicos, como o chumbo e o mercúrio, vindos de tintas, solventes, pilhas, lâmpadas fluorescentes, etc. Esse material pode contaminar o lençol freático que abastece os poços de água domésticos e os rios da região.
A vantagem do aterro é que não polui o ambiente.
A incineração tem a vantagem de diminuir muito o volume de lixo. Além disso, a queima do lixo contaminado de hospitais e de algumas indústrias elimina os organismos que causam doenças. A desvantagem é que, para evitar a poluição do ar, há a necessidade de instalação de filtros e equipamentos especiais, o que encarece o processo.
Compostagem é o processo de transformação dos restos orgânicos do lixo em adubo.
A reciclagem evita a poluição do solo e da água; diminui o volume do lixo que vai para aterros sanitários e lixões; gera trabalho ou emprego para muita gente.
Para reduzir o volume de lixo, podemos tomar as seguintes medidas:
- Não jogar lixo nas ruas e nos rios;
- Evitar produtos descartáveis;
- Doar, em vez de jogar fora, roupas, brinquedos antigos e utensílios que ainda puderem ser aproveitados;
- Separar vidros, jornais, latas e embalagens de papel para doar aos catadores de rua, se não houver coleta seletiva na cidade;
- Preferir aparelhos elétricos aos que funcionam a pilha ou usar transformadores para substituir as pilhas.
Atitudes que colaboram para reduzir o volume de lixo:
- Usar toalhas de pano, em vez de toalhas de papel;
- Usar os dois lados de uma folha de papel;
- Preferir calculadoras que utilizem energia solar, em vez de pilhas;
- Usar copos de vidro para beber água, em vez de jogá-los fora;
- Usar sacola de pano para fazer compras no supermercado, em vez de sacolas de plástico descartáveis.
A questão é...
O lixo recolhido das casas pode ir para o lixão ou para o aterro sanitário; pode também ser incinerado, virar adubo ou ter uma parte reciclada. A reciclagem diminui a poluição do ambiente, reduz o volume do lixo, gera trabalho e empregos e ajuda a poupar árvores, energia e minerais.
VOCÊ SABIA?
- Mais de 70% do lixo no Brasil é descarregado nos lixões.
- Infelizmente, a maioria dos aterros de nosso país não pode ser considerado aterro sanitário verdadeiro. Eles são, na verdade, aterros controlados. Neste tipo de aterro o lixo é simplesmente enterrado para diminuir o mau cheiro e dificultar o acesso de ratos e insetos, mas o terreno não está impermeabilizado nem há tratamento dos gases e do chorume.
- O papel e o papelão são os materiais mais coletados e reciclados, graças aos catadores de papel. O Brasil é campeão em reciclagem nesse item: 71% do papelão é reciclado.
- Cada tonelada de papel reciclado equivale a cerca de 20 árvores que deixaram de ser derrubadas e poupa energia.
- O Brasil ocupa o primeiro lugar em reciclagem de alumínio: cerca de 85% das latas de alumínio de bebida são recicladas.
- Enquanto não são levadas para postos de coleta, pilhas e baterias usadas devem ficar guardadas em potes com tampa, longe das crianças.
Projeto: Correspondência entre escolas: debatendo sobre sustentabilidade
Professores EMEF Guilherme Hildebrand: Joceane de Andrade e Luiz Elcides Cardoso da Silva
Colaborador: Eduardo Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário