quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Já ouviu falar dos cinco “erres”?



Texto trabalhado com os alunos da EMEF Guilherme Hildebrand em sala de aula

Por Adriano Monteiro de Castro

Para cuidarmos bem do nosso planeta, precisamos começar a nos preocupar mais com cinco ações que se iniciam com a letra “R”: Refletir, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.                
 
Refletir” sobre os hábitos é uma primeira tarefa necessária: devemos sempre pensar se nossas ações não estão prejudicando o meio ambiente. Deixar de jogar lixo no chão será algo importante; utilizar menos os automóveis, também; mas consumir conscientemente, procurando comprar apenas aquilo que realmente é necessário será mais importante ainda.

Recusar” produtos e serviços desnecessários ou que causam muito impacto ambiental deve, então, ser nossa segunda tarefa. Devemos sempre tentar descobrir se a embalagem é biodegradável, se a madeira é de reflorestamento, se o palmito é certificado, e por aí vai. Será, também, que precisamos de tantas sacolas plásticas de supermercados? Não podemos guardar um pequeno objeto comprado em nossa própria bolsa?

Reduzir” o consumo, principalmente de água e energia elétrica, mas também de papéis e outros materiais, é nossa terceira tarefa. Podemos fazer isso de modo bastante simples, procurando, por exemplo: passar toda a roupa de uma só vez, aproveitando o calor do ferro de passar; cuidar para que os restos de comida não ressequem e fiquem aderidos à louça, o que torna necessário maior uso de água e detergente; utilizar a frente e o verso dos papéis; dentre outras atitudes ambientalmente responsáveis.

Reutilizar” os produtos sempre que possível fica sendo nossa quarta tarefa. Podemos aproveitar embalagens, sobras de alimentos, papéis etc. para as mais diversas finalidades. Até o óleo de cozinha pode ser reutilizado na fabricação de sabão!

Reciclar” materiais que seriam apenas lixo para tornarem-se úteis novamente é uma última tarefa na qual devemos contribuir. Podem ser reciclados: papéis, metais, plásticos e vidros. Hoje em dia, ouvimos bastante a palavra reciclagem e, de fato, muita gente já separa os resíduos para a coleta seletiva, utilizando aquelas lixeiras com cores diferentes que existem em alguns lugares de nossos bairros. Mas você percebeu que essa ação corresponde apenas ao último “R” da lista?

Então, faça a sua parte: reflita sobre seus hábitos; recuse o desnecessário; reduza o consumo; reutilize o que puder; e, finalmente, destine os materiais recicláveis a programas de coleta seletiva!

Projeto: Correspondência entre escolas: debatendo sobre sustentabilidade
Professores: Joceane de Andrade e Luiz Elcides Cardoso da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário