quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PENSE RÁPIDO: O que é consumo?


Texto trabalhado com os alunos da EMEF Guilherme Hildebrand em sala de aula



O consumo é um dos nossos grandes instrumentos de bem estar, mas precisamos aprender a produzir e consumir os bens e serviços de uma maneira diferente da atual, visto que o modelo hoje utilizado de produção e consumo contribui para aprofundar alguns aspectos de desigualdade social e do desequilíbrio ambiental.

Mas as coisas não precisam ser assim e existe um enorme potencial para que o consumo que nos trouxe a essa situação, se exercido de outra forma, nos tire dela. Vamos ver como?

O caminho passa pela adoção do consumo consciente.

E o que é consumo consciente?

- É consumir levando em consideração os impactos provocados pelo consumo. Explicando melhor: O consumidor pode, por meio de suas escolhas, buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, e desta forma contribuir com seu poder de consumo para construir um mundo melhor.

-     É um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

Portanto, consumo consciente é consumir diferente: tendo no consumo um instrumento de bem estar e não fim em si mesmo; é consumir solidariamente: buscando os impactos positivos do consumo para o bem estar da sociedade e do meio ambiente; é consumir sustentavelmente: deixando um mundo melhor para as próximas gerações, pois seu poder de consumidor pode influenciar você e toda vida do planeta.

Projeto: Correspondência entre escolas: debatendo sobre sustentabilidade
Professores: Joceane de Andrade e Luiz Elcides Cardoso da Silva
Colaborador: Eduardo Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário