quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PENSE RÁPIDO: O que é consumo?


Texto trabalhado com os alunos da EMEF Guilherme Hildebrand em sala de aula



O consumo é um dos nossos grandes instrumentos de bem estar, mas precisamos aprender a produzir e consumir os bens e serviços de uma maneira diferente da atual, visto que o modelo hoje utilizado de produção e consumo contribui para aprofundar alguns aspectos de desigualdade social e do desequilíbrio ambiental.

Mas as coisas não precisam ser assim e existe um enorme potencial para que o consumo que nos trouxe a essa situação, se exercido de outra forma, nos tire dela. Vamos ver como?

O caminho passa pela adoção do consumo consciente.

E o que é consumo consciente?

- É consumir levando em consideração os impactos provocados pelo consumo. Explicando melhor: O consumidor pode, por meio de suas escolhas, buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, e desta forma contribuir com seu poder de consumo para construir um mundo melhor.

-     É um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

Portanto, consumo consciente é consumir diferente: tendo no consumo um instrumento de bem estar e não fim em si mesmo; é consumir solidariamente: buscando os impactos positivos do consumo para o bem estar da sociedade e do meio ambiente; é consumir sustentavelmente: deixando um mundo melhor para as próximas gerações, pois seu poder de consumidor pode influenciar você e toda vida do planeta.

Projeto: Correspondência entre escolas: debatendo sobre sustentabilidade
Professores: Joceane de Andrade e Luiz Elcides Cardoso da Silva
Colaborador: Eduardo Soares

Já ouviu falar dos cinco “erres”?



Texto trabalhado com os alunos da EMEF Guilherme Hildebrand em sala de aula

Por Adriano Monteiro de Castro

Para cuidarmos bem do nosso planeta, precisamos começar a nos preocupar mais com cinco ações que se iniciam com a letra “R”: Refletir, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.                
 
Refletir” sobre os hábitos é uma primeira tarefa necessária: devemos sempre pensar se nossas ações não estão prejudicando o meio ambiente. Deixar de jogar lixo no chão será algo importante; utilizar menos os automóveis, também; mas consumir conscientemente, procurando comprar apenas aquilo que realmente é necessário será mais importante ainda.

Recusar” produtos e serviços desnecessários ou que causam muito impacto ambiental deve, então, ser nossa segunda tarefa. Devemos sempre tentar descobrir se a embalagem é biodegradável, se a madeira é de reflorestamento, se o palmito é certificado, e por aí vai. Será, também, que precisamos de tantas sacolas plásticas de supermercados? Não podemos guardar um pequeno objeto comprado em nossa própria bolsa?

Reduzir” o consumo, principalmente de água e energia elétrica, mas também de papéis e outros materiais, é nossa terceira tarefa. Podemos fazer isso de modo bastante simples, procurando, por exemplo: passar toda a roupa de uma só vez, aproveitando o calor do ferro de passar; cuidar para que os restos de comida não ressequem e fiquem aderidos à louça, o que torna necessário maior uso de água e detergente; utilizar a frente e o verso dos papéis; dentre outras atitudes ambientalmente responsáveis.

Reutilizar” os produtos sempre que possível fica sendo nossa quarta tarefa. Podemos aproveitar embalagens, sobras de alimentos, papéis etc. para as mais diversas finalidades. Até o óleo de cozinha pode ser reutilizado na fabricação de sabão!

Reciclar” materiais que seriam apenas lixo para tornarem-se úteis novamente é uma última tarefa na qual devemos contribuir. Podem ser reciclados: papéis, metais, plásticos e vidros. Hoje em dia, ouvimos bastante a palavra reciclagem e, de fato, muita gente já separa os resíduos para a coleta seletiva, utilizando aquelas lixeiras com cores diferentes que existem em alguns lugares de nossos bairros. Mas você percebeu que essa ação corresponde apenas ao último “R” da lista?

Então, faça a sua parte: reflita sobre seus hábitos; recuse o desnecessário; reduza o consumo; reutilize o que puder; e, finalmente, destine os materiais recicláveis a programas de coleta seletiva!

Projeto: Correspondência entre escolas: debatendo sobre sustentabilidade
Professores: Joceane de Andrade e Luiz Elcides Cardoso da Silva

Como escrever e-mail corretamente



Escrito por: Profª. Joceane de Andrade - Língua Portuguesa

O e-mail é, sem dúvida, um dos recursos mais importantes e utilizados na Internet, se tornou tão popular que é impossível imaginar a grande rede sem pensar na rápida e eficiente comunicação oferecida pelo e-mail.
Pela sua importância, torna-se primordial sabermos escrever corretamente nossas mensagens eletrônicas para evitar gafes, confusões e aborrecimentos.

Primeiramente, devemos saber como iniciar e finalizar um e-mail 

Quando nos dirigimos aos amigos íntimos, podemos começar com oi, amor, querido, apelidos em geral e, depois, terminar com beijos ou bjs. Quando a correspondência é para o escritório/trabalho de alguém, a coisa já pede um pouco de moderação porque o e-mail pode muito bem ser lido acidentalmente por outras pessoas: é a hora do querido fulano ou apenas o nome da pessoa. Usar caro e prezado é simpático para tratar com quem não se tem muita intimidade e, neste caso, encerrem o texto mandando abraços, com seu nome (cargo e telefones para contato quando for o caso).
Façam uma verificação para não cometer erros ortográficos e gramaticais e, sobretudo, evitem abreviações e gírias.

Regrinhas básicas para escrever e-mail


* Escreva de forma clara e objetiva;
Exemplo de e-mail mal escrito:
Assunto: Ei! Lembra daquilo que falamos outro dia?  Eu preciso saber mais coisas pra fazer aquilo, o que você acha do novo lugar?
Esse é um e-mail terrível. O assunto não dá indicação sobre o que está escrito.

* Não escreva e-mails muito longos, isso cansa o destinatário que provavelmente nem lerá todo o conteúdo, o ideal é no máximo 25 linhas;

*Limite o e-mail a apenas um assunto, nunca escreva um e-mail que fale sobre vários assuntos. Se você quer uma resposta, você tem que fazer com que essa seja uma tarefa fácil para a outra pessoa — a melhor maneira de fazer isso é não sobrecarregá-la com um monte de coisas;

* Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS ou grifos exagerados. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido;

*Lembre-se que dialogar com alguém através do computador, não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o próximo. Mesmo que por intermédio de uma máquina, você está conversando com uma pessoa, assim como você. Não diga a essa pessoa o que você não gostaria de ouvir;

*Use sempre a força das ideias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você;

*Evite enviar mensagens curtas em várias linhas. Além de ser maléfico à rede como um todo, causa bastante irritação. Escreva uma frase completa e envie;

*Se alguém estiver perguntando, provavelmente é porque precisa de ajuda em algo, então aja como tal. Evite ser arrogante ou inconveniente;

*Evite ao máximo usar emoticons, isso torna a leitura das mensagens muito difícil e confusa, devido ao tempo que precisamos esperar pra que esses emoticons sejam carregados;

* Não faça comentários que possam afetar a cor da pele, orientação sexual e religião dos demais, demonstrando preconceito e racismo;

* A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail. Por quê? Imagine uma pessoa que abre sua caixa de e-mail, e encontra todo dia uma média de 60 mensagens. Quais ela lerá primeiro? Certamente, aquelas cujo assunto seja de maior interesse (as outras serão lidas mais tarde, ou apagadas!). A linha de assunto deve ser relacionada ao assunto tratado na mensagem;

*Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e jamais para listas;

*É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa;

*Procure responder a todas as mensagens pessoais. Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando, ou a que frases se está respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive cabeçalhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta).